Canadense desaparecido há 5 anos é encontrado na Selva Amazônica

Um homem que desapareceu há 5 anos foi encontrado vivo na selva Amazônica. Anton Pilipa desapareceu de sua casa em Vancouver em 2012 e passou os anos seguintes cruzando continentes, a maior parte do tempo descalço.

Ele foi descoberto por um policial que inicialmente pensou que ele era mendigo, devido a sua aparência desalinhada. Não tinha identificação consigo, mas com a ajuda de várias agências internacionais e embaixadas, pode descobrir quem era e o reunir de volta com a sua família.

A família já havia quase perdido as esperanças de voltar a ver Anton, quando receberam a ligação.

Seu irmão Stefan disse: “Estava aturdido, pensei que estava morto, porque esta era a única explicação pela sua ausência. Mas no fundo do meu coração, nunca aceitei esta hipótese, me sinto surpreendido em saber que ele está vivo e que tenha ido tão longe.”

O ex trabalhador humanitário, que tem histórico de esquizofrenia, conseguiu viajar por pelo menos dez países, incluindo Estados Unidos, Panamá e Argentina, e aparentemente tudo isso sem o seu passaporte e apenas com a roupa do corpo. Stefan disse ao jornal que o estranho objetivo de seu irmão era chegar até a Biblioteca Nacional de Buenos Aires, na Argentina, mas quando chegou lá, foi negada a sua entrada, por falta de documentos de identificação.

Isso lhe levou a continuar sua viagem rumo ao Brasil, onde finalmente foi encontrado. Sobreviveu recolhendo frutas e buscando comida no lixo. Também disse que contava com a generosidade de estranhos.

A selva Amazônica está cheia de aranhas e serpentes venenosas, sem mencionar outros animais perigosos como jaguares. Mas mesmo assim, Anton conseguiu atravessar tudo e chegar são e salvo em casa, exceto pela perda de todas as unhas de seus pés. Ele disse que se sentir livre em viver ao ar livre.

Antes de sua enfermidade, Anton havia trabalhado com ajuda humanitária em todo o Canadá. Em 2011, foi acusado de agressão e delito com armas, e fugiu do país um pouco antes de se apresentar aos tribunais. Sua família crê que o seu motivo de desaparecimento não seja devido às acusações, mas sim á sua enfermidade mental.

Sua família passou anos procurando seu paradeiro, até que foi finalmente encontrado no final do ano passado. Sua família conseguiu ser localizada justo antes do Natal. Anton agora já regressou a Toronto e vive com Stefan e sua família. Também está tomando a medicação adequada para a sua e esquizofrenia.