Peixe Gota – Foi eleito como animal mais feio do mundo

O peixe gota é conhecido por seu nome científico Psychrolutes marcidus ou simplesmente Blobfish!

Esse é um peixe feio e curioso que habita as águas profundas da Austrália e também da Tasmânia , muito raro de ser visto por seres humanos. Eles não vêm a superfície, e suportam a pressão das águas geladas ficando a muitos metros de profundidade.

Ele tem a capacidade de suportar as altas pressões do fundo do mar porque seu corpo é uma massa gelatinosa com densidade bem menor do que a água. Conferindo a este animal curioso, a capacidade de flutuar ao nadar, sem gasto de energia.

Como também não pega sol, o peixe gota é rosado, quase transparente e sua face possui semelhança com um rosto humano 

O peixe gota é ovíparo, depositando seus ovos no fundo do mar e senta sobre eles, não saindo por nada de lá, ate eclodirem todos os ovinhos com seus filhotinhos! Durante esse período ele somente se alimenta pelo o que passa na frente dele, como não pode sair de cima doa ovinhos, durante a encubação também não pode caçar!

Possui falta de músculos, pelo corpo gelatinoso, mas isso não lhe confere nenhuma desvantagem já que ingere matéria comestível que flutua na sua frente!



Alimentação do Peixe Gota

Sua alimentação principal é composta por siris e um curioso crustáceo chamado Pennatulacea, que também reside nas profundezas do oceanos, além de algas e matéria orgânica.

Peixe Gota Está em Risco de Extinção!

Apesar de ser pouco encontrado pelos humanos, está em risco de extinção devido à pesca predatória com redes de arrasto! Essa modalidade de pesca, como o próprio nome sugere, carrega tudo o que encontra pelo caminho levando inclusive organismos que vivem no fundo do mar, como corais e o próprio peixe gota.

Num concurso de feiúra feito pela Ugly Animal Preservation Society (Sociedade de Preservação de Animais Feios), o peixe gota foi eleito em 2003 como o animal mais feio do mundo, e desde então ocupa tal cargo!

Isso contribui para despertar o interesse em conhecer e preservar essa espécie para que ela não desapareça.